Jung afirma que “no adulto está oculto uma criança, uma criança eterna, algo ainda em formação, e que jamais estará terminado, algo que precisará de cuidado permanente, de atenção e de educação.” E é sobre o viver e envelhecer bem, entendendo os processos biológicos e psicológicos, em busca de um sentido pleno para a trajetória natural da vida que Dulcinéa Monteiro, Psicóloga, Analista Junguiana, gerontóloga e professora convidada do Instituto Junguiano da Bahia, fala na palestra “Psicologia do Envelhecimento”.
Dados demográficos preveem que a população brasileira até o ano de 2030 será composta por mais de 40 milhões de pessoas idosas. E, de acordo com a psicóloga e analista junguiana Dulcinéa Monteiro, para envelhecer bem é necessário cuidar-se desde a juventude.
Neste vídeo, Dulcinéa Monteiro, apresenta conceitos que auxiliam o processo de entendimento da dinâmica da vida, a exemplo das curvas da Existência (Lei da Entopia x Lei da Ascenção – Leonardo Boff), as vivências do tempo- puer e do tempo-senex e a constante transformação das pessoas na busca de qualidade de vida.
Para Dulcinéa Monteiro, a sabedoria da vida é a arte de ressignificar. “As vivências do tempo-Puer e do tempo-Senex acontecem ao longo da nossa vida, sem se circunscrever a alguma idade específica”, comenta.
Assista ao vídeo.
Vídeo original do Canal da Odontogeriatria UFF