O primeiro tratado inteiramente dedicado à arte do cinema, ou do fotodrama, como o chamava o autor – em referência especificamente aos filmes de ficção. Chega pela primeira vez integralmente ao público brasileiro, traduzido por Yves São Paulo, mesmo sendo originalmente publicado nos EUA em 1916.
Nele, Munsterberg se esforça para compreender o funcionamento interno dos filmes, sua recepção social e seu caráter artístico. Assim, o livro se divide em duas partes: a Psicologia e a Estética.
Na Psicologia do Fotodrama, o autor defende como os filmes trabalham de modo análogo à mente humana, extraindo recursos antes unicamente pertencentes à mente para a criação de formas expressivas – exemplo disso são os close-ups e a montagem que alterna cenários e temporalidades distintas. Na Estética do Fotodrama, Munsterberg defende a nova forma de expressão como uma arte, pensando o que constitui os demais meios artísticos e o que o cinema teria em comum com eles (inclusive tendo espaço para pensar uma moral da representação cinematográfica).
Uma leitura essencial para os amantes de cinema, de teoria de cinema, e para quem aprecia a teoria da arte.